Após o fim da América do Norte uma nova nação surge, Panem. Ela é formada por doze distritos carentes e pela rica e exploradora Capital que, como forma de demonstrar seu poder sobre eles, cria os Jogos Vorazes. Anualmente, em cada um dos doze distritos, são selecionados um menino e uma menina de 12 a 18 anos que serão enviados para lutar até a morte e terem suas batalhas transmitidas ao vivo por toda a nação.
Katniss, uma corajosa garota de 16 anos, se oferece para participar dos jogos no lugar da irmã Prim, de apenas 12 anos. Ela parte junto com Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, e os outros 22 tributos para uma arena perigosa e cheia de mistérios, onde apenas um deles poderá sair vivo.
Jogos Vorazes é o primeiro livro de uma trilogia de sucesso narrada por Katniss Everdeen, uma heroína um pouco diferente das que estamos acostumados, afinal fraqueza, dependência e até mesmo o romantismo são palavras que dificilmente serão usadas para descrevê-la. Vivemos, por mais ou menos 400 páginas, a vida da heroína, sentimos suas dores, temores e vemos como, mesmo que sem querer, uma única menina com seu arco e flecha pode transformar a vida de toda uma sofrida população. A trama é genial, repleta de aventuras, mortes, injustiças e uma pitada de romance, que fazem com que o leitor não leia, mas "devore" cada página e, após seu fim, fique pensando por horas e até dias em sua história.
No começo deste ano Jogos Vorazes ganhou sua primeira versão para as telonas. O filme é estrelado por Jennifer Lawrence (X-Men: Primeira Classe) como Katniss, Josh Hutcherson (Viagem ao centro da Terra 2) como Peeta e Liam Hemsworth (A última música) como Gale. O filme arrecadou cerca de US$ 211,8 milhões de dólares em sua primeira semana de exibição e recebeu uma aprovação de 85% dos críticos especializados.