Com a participação de grifes importantes, como Gucci , Prada , Giorgio Armani e Roberto Cavalli , a Semana de Moda de Milão chegou ao fim dia 24 de setembro. Os estilistas apresentaram vestidos leves e fluidos, para a mulher econômica que busca um traje atemporal que vai durar mais de uma temporada nessa era da austeridade, é importante ressaltar que as coleções vieram com menos excessos do que é usualmente visto na capital italiana da moda.
De Roberto Cavalli a Roccobarocco, os estilistas elaboraram bordados difíceis de copiar pelas chamadas cadeias de fast fashion, ou moda rápida. O branco total dominou nos desfilo deste, já que é típico do verão, os looks brancos monocromáticos , alta também aos tecidos texturizados, entre rendas e bordados, que deram às peças um apelo artesanal e chic.
A Gucci propôs trajes aristocráticos em cores brilhantes com sapatos combinando. Mangas sinos e babados acrescentaram movimento para seus looks sofisticados. Em destaque também a influência sessentista presente na silhueta, nas estampas que conquistaram especialmente os comprimentos curtos e a cintura marcada. O shape aparece também em vestidos super coloridos.
Vestidos transparentes em tons pastel dominaram os desfiles primavera/verão 2013 Giorgio Armani, sugeriram peças com um mix de bolsos utilitários e amarrações. Porém, as calças e saias tinham cortes mais secos e modernos,as calças fluidas foram cortadas acima do tornozelo e as jaquetas masculinas foram adaptadas para servir como uma luva.
Feito de vime, o vestido Dolce & Gabbana também chamou atenção, além dos looks de Salvatore Ferragamo, de blusa e saia metalizados.
Trabalhados com recortes e volumes, a bolsa de couro Salvatore Ferragamo e a sandal boot Fendi, com o salto adornado com cravos de pirâmides, foram quase unanimidade. Com padronagem pied-de-coq cortada a laser, a riqueza de detalhes da jaqueta Sportmax também não poderia ficar de fora.
O quimonos serviram também serviram de inspiração, a Prada que surpreendeu seu público com uma coleção de inspiração japonesa, costurou flores brancas em vestidos que pareciam quimonos, enquanto os sapatos eram ou impossivelmente altos ou substituídos por meias de couro , o novo floral perde a característica romântica e ganha um toque mais ousado. As estampas surgiram menos coloridas e mais rústicas.