A tendência nasceu nos anos 70 e voltou nesse inverno em coleções de grandes grifes como Marc by Marc Jacobs, Moschino Cheap and Chic, Brioni e Jason Wu, mostrando que é fácil sair do habitual ganhando muita elegância. As camisas com gola laço são também conhecidas também como “pussy bow blouse” e tem como característica quebrar a seriedade da peça, dotando-a de feminilidade.
A versatilidade da gola, entretanto, está na forma com que se faz a amarração do laço. As duas tiras de tecido que saem da altura do pescoço podem formar um semilaço, um laçarote pomposo, um nó ou simplesmente serem usadas soltas. Seja qual for a maneira adotada, é destaque para o inverno 2012 e promete se manter em alta durante o verão 2013.
Como fazer? É só amarrar um laço com fita ou lenço fino na gola da camisa com a gola toda fechada. O acessório quebra o ar severo da camisa e proporciona um look mais sofisticado. Para amarrar o lenço em formato de laço, use um lenço médio e vá dobrando de forma que fique uma faixa. Em seguida, passe essa faixa sobre o pescoço deixando uma ponta de cada lado. Junte as duas pontas fazendo um nó e por fim, um laço simples. Para finalizar, ajeite o lenço e posicione o laço da forma que desejar.
Quem trabalha em ambientes mais formais,deve investir em peças de alfaiataria combinadas ao salto médio quadrado. Já nos acessórios, para não entrar em conflito com o volume da gola, opte por brincos pequenos. Pra quem não quer um look social, a dica é abusar do contraste com peças de estilo e tecidos distintos. Coordenadas às calças de alfaiataria, cós alto e saias midi, as camisas de gola laço compõem uma produção no estilo lady like.
Para deixar essa tendência com um ar mais despojado usando jeans e suéter ou aplicado em camisas estampadas e em tecidos mais firmes. Nos pés, sapatilhas ou slippers compõem os looks mais irreverentes. Quanto aos tons, opte por misturas que não conflitem como vermelho e coral, além de estampas como xadrez, listras, animal print e poás ou sóbrias tonalidades do off-white, branco e preto.
Dica: As moças com ombros estreitos e seios pequenos deverão apostar nos laços grandes, pois eles irão dar mais volume à parte superior, criando assim, um equilíbrio no corpo. Já aquelas que têm ombros largos e seios avantajados devem investir nos laços menores e nas fitas soltas, para criar a ilusão de que a silhueta fora alongada.