A moda sempre andou em paralelo com a história e, desde seu aparecimento, trazia em si um conceito estratificador.
Pense no jeito em que as pessoas se vestiam nos anos 50 e depois nos 70. Essas mudanças é que são a moda... Ao retratar essas transformações, a moda reflete a sociedade à sua volta, sendo possível entender um grupo, um país, naquele período pela moda então praticada.
Um exemplo disso é durante a Primeira Guerra Mundial,quando a mulher assumiu novos papéis, os quais consequentemente pediam uma transformação em suas roupas, quais tiveram que ficar mais práticas, um exemplo são as saias foram cortadas, e aparece um novo comprimento, até a canela, outro exemplo foi o jeans.
Já no final da Idade Média a moda aparece como conceito, nesta fase começa a aparecer o desejo de imitar. Os burgueses queriam se vestir e se portar como a nobreza, a qual não gostou de se parecer com os plebeus. Começaram então a criar códigos internos de vestir que mudavam rapidamente, antes que a burguesia tivesse tempo de copiá-los. A nobreza então caiu, os burgueses tornaram-se os donos do mundo, e a moda “pegou”.
Aos poucos, a evolução do vestuário foi acontecendo... Atualmente tratar de moda implica lidar com elementos complexos.A moda muitas vezes traz valores como imagem, auto-estima, estética, padrões de beleza, inovações tecnológicas moda de rua, tribos, criatividade, talento, enfim...
Nada é eterno na moda. Talvez seja isso que a deixe tão fascinante.